Um dos maiores homens da América Latina

Um dos maiores homens da América Latina
Salvador

segunda-feira, 20 de junho de 2011

O mundo do trabalho.

Olá pessoal, amigos e visitantes!

Em breve iniciarei minhas postagens neste blog. Pensamentos dispersos e compartilhamento de idéias. Neste primeiro momento quero postar algumas observações sobre o mundo do trabalho. Trabalho no sindicato dos bancários de São Paulo e tenho percebido como as pessoas estão adoecendo física e mentalmente.
Quero falar do isolamento a que são submetidos os trabalhadores de todas as áreas laborativas, principalmente a bancária.
Vejo que meu trabalho como protagonista na organização por local de trabalho, OLT, depende da colaboração dos trabalhadores da área. O massacre a que são submetidos os bancários só vem se acumulando com o passar dos anos. Percebo que o isolamento acaba causando uma espécie de "aleijamento" das relações pessoais dos trabalhadores da categoria. O adoecimento aparece de maneira sutil e vai tomando conta da pessoa sem ela perceber. Uma dorzinha aqui, uma separação ali, pressão alta (do banco e do corpo) o consolo do álcool, prozacs e similares e muita análise. As pessoas sentem-se incompreendidas dentro do banco e quando têm uma postura diferente, são isoladas pelos gestores.
E para quem pensa que essa situação ocorre somente nos bancos privados, engana-se. No Banco do Brasil e na CEF a situação é igual ou muitas vezes pior.
Brevemente escreverei sobre a metáfora dos vampiros, que nos assola. Pretendo tambem postar materiais e depoimentos que chegarem, prometo ler todos e publicar aqueles que não infrinjam a proposta aqui apresentada.
Conto com um "oi" neste primeiro momento.
Um Abraço a tod@s,
Jurandir Chamusca  

 

2 comentários:

Anônimo disse...

Como administrador, afirmo que é fundamental para se ter uma empresa sadia e competitiva, que esta promova políticas que gerem qualidade de vida a seu maior ativo: o ser humano.

Como humano, dotado de alguma inteligência, e trabalhador, pens...o que mais do que a natureza do trabalho, um clima organizacional inadequado tem o "poder" de adoecer qualquer pessoa saudável, em qualquer tempo ou idade.

Nosso dia tem 24 h. De maneira geral, 1/3 estamos dormindo, 1/3 estamos trabalhando e 1/3 fazemos outras coisas (transporte, alimentação, limpeza e lazer). Ou seja, metade de nosso "dia útil" estamos a serviço de uma organização. Parece-me razoável afirmar que a empresa exerce grande influência, inclusive na saúde, de seus colaboradores.

Marcio Neves

Anônimo disse...

Olá Jura,

É o domínio do Capital! A reestruturação em curso nas empresas afeta aquilo que temos de mais humano!!

Abaixo o Capital!

Inês